top of page

Módulo 799 – Sistemas de Rede Local

  • Ricardo Mendes
  • 23 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

O módulo em epígrafe, foi um módulo de componente mais prática, no qual foram introduzidos alguns conceitos não tão familiares ao utilizador de senso comum.

Os conceitos básicos de uma rede tendo em conta o contexto actual, bem como as suas distribuição geográfica, topologia e tipologia, assim como a sua clara definição,o estruturar e implementar essa mesma rede, bem como o implantar políticas de segurança, fazem parte dos objectivos deste módulo.

Um mundo mais Globalizado contribuiu sem dúvida para uma maior troca e partilha de informações. Os meios de transmissão e toda a sua estrutura foram se modificando, de acordo com a evolução inerente. No seu nível mais elementar, uma rede consiste em dois computadores conectados um ao outro, nos quais um dos objectivos principais é compartilharem informação, dados, sinais ou mesmo recursos. A Abrangência destas pequenas redes, com o passar do tempo, também e com a natural evolução dos componentes tecnológicos, passou a sofrer diferentes designações. O que era reduzido passou para dimensões maiores, principalmente pelas pressões das necessidades, da competitividade e da eficiência, com a consequente globalização/mundialização. As configurações de rede passaram de LAN, para MAN, ou WAN, consoante a medida de alcance geográfico de cada uma delas, e mediante a capacidade de utilizadores conectados a elas. De acordo com cada uma delas, foi necessário criar-se mecanismos eficazes que comprovassem a sua eficiência, como os componentes, no caso os servidores, protocolos, placas e cabos, dispositivos de conexão, metodologias de segurança e de acesso restrito ou não restrito, ou mesmo os chamados padrões de transmissão.

Os Servidores funcionam como um sistema centralizado ou hierárquico que fornece serviços a uma determinada rede de computadores, podendo ser de naturezas distintas, como servidores de correio, servidores de comunicação, entre outros.

Os Protocolos funcionam como regras e procedimentos para a respectiva comunicação. Tratam-se de regras e procedimentos, realizados de forma consistente utilizados entre as máquinas em rede para encaminhamento de dados, como exemplo o Modelo OSI e o TCP/IP, para frisar apenas alguns.

Foram mencionadas também no decurso da formação as diferentes Topologias de rede: a forma como as diferentes máquinas estão fisicamente distribuídas (Estrela- Star / Anel – Ring, apenas para citar algumas). Diferencia-se no entanto, da Tipologia, que essencialmente caracteriza uma rede e a sua dimensão. Dentro de uma Tipologia, pode ter-se uma topologia.

Devemos apontar que a forma como está ligada uma rede também é muito importante, ou seja, a sua cablagem. Se os mesmos não estiverem correctamente instalados ou montados, o sucesso ou fracasso de uma rede poderá depender em grande parte disso. Cabos Coaxial, Trançado, ou mesmo de Fibra Óptica, são amplamente utilizados para se fazer as transmissões daquilo que se pretende, sendo que a velocidade de transmissão é aquilo que melhor os caracteriza e os diferencia. As transmissões desses pacotes podem ser padronizadas em Ethernet, Token Ring. Falta evidenciar a utilidade dos dispositivos de conexão, as suas respectivas configurações, e a utilidade que os mesmos têm na composição de uma rede ( Routers, Switch, Hub, Repetidores, Bridges).Foi também importante a Abordagem a Aplicações que nos permitiram exercitar na prática, o que havia sido aferido na parte teórica. Para isso e muito contribuíram, a utilização do WMWare Player, e do Cisco Packet Tracer. No caso da Primeira, permitiu-nos criar e conjugar máquinas virtuais, ou virtualizar numa determinada máquina a execução de diversos sistemas operativos, sem ter necessariamente que reinicializá-la. O segundo caso, é um programa de simulação de redes, que nos permite estudar e analisar os comportamentos reais de uma rede LAN, MAN, ou WLAN, com diversas opções como visualização, simulação, criação, e utilização de recursos que facilitam na aprendizagem de conceitos tão complexos de tecnologias de rede e telecomunicações.

Em suma, o Módulo acabou por ser encarado como um desafio, pois com ele existiam conceitos que muitos de nós não dominavam, e tão pouco conheciam. A informática e as ciências da computação, e todas as áreas inerentes a ela, são um mundo, com uma quantidade imensurável de informação a explorar e a desenvolver. Para isso, foi também importante a interacção e o profissionalismo do Formador Tiago Mota, e dos respectivos formandos.

 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

"I Miss You...."

bottom of page