Módulo 769 - Arquitectura Interna do Computador
- Ricardo Mendes
- 23 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

O Objectivo principal deste módulo consiste na absorção e aferição de conceitos base referentes ao módulo de Arquitectura Interna do Computador. O equipamento/ Computador funciona como um sistema integrado de componentes, ao qual é dado uma série de instruções sequenciais de informação, o qual carrega, descodifica, executa e armazena. Analogamente funciona como um corpo humano em 4 passos, e as estes 4 passos designados anteriormente, referenciamos como “machine cycle“.Essencialmente como são geridas as tarefas de um computador, como são executados os programas, os seus processos e as memórias. Igualmente sobre um processador, com as suas unidades de controlo e de lógica, sabendo que o mesmo mantêm o funcionamento de todos os equipamentos e programas, sendo que a unidade de controlo interpreta e controla a execução de cada instrução do programa. Basicamente, um computador é uma máquina ou conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos ou electromecânicos, capazes de processar informação. A informação é constituída por dados articulados com significado.
O nosso formador foi o Manuel Pereira. Gostei bastante da forma como enfatizou os exemplos, pois permitiu-se aplicar na realidade a teoria dada, sendo mais fácil assimilar os conteúdos da formação. De uma forma vasta e sequencial, estruturou-se um “caminho” inicial, que irá conduzir à posteriori, a um desenvolvimento mais claro.No módulo aprendemos os conceitos e princípios base teóricos, sendo que foi possível visualizar posteriormente, a estrutura de um computador, bem como os seus componentes e características, também assimilámos a linguagem computacional (através do código binário e sistemas de numeração decimal, octal e hexadecimal), e igualmente as regras de montagem e desmontagem de um PC.
Em suma foram-nos “ministrados” alguns conceitos básicos, que irão ser fundamentais, para o desenvolvimento desta formação. No caso de dúvidas pertinentes, foram facilmente dissolvidas pelo formador, sendo que a pesquisa serviu igualmente para dissuadir alguns pormenores que poderiam não estar tão claros, e que com o tempo irão desaparecer.
Commenti